Profissões: Gestor de Tráfego

Reading time: 5 minutes

O que é e como ser um profissional

Uma profissão muito nova ainda é Gestor de tráfego, apesar de muitas pessoas fazerem tráfego não fazem de forma profissional.

Antes de falar sobre gestão de tráfego, precisamos saber o que é tráfego.

Tráfego nada mais é que fazer a coleta de dados, entender o que esses dados estão mostrando e fazer gerenciamento dele.

Se você tem um fluxo de pessoas acessando um determinado anúncio, você precisa entender a interação da sua audiência para segmentar e ter melhores resultados.

E é isso que um gestor de tráfego faz, nós coletamos dados e segmentamos para obter os melhores resultados para nós mesmo e para nossos clientes.

Índice

  • Tipos de tráfego para um gestor de tráfego
  • Qual é melhor? tráfego orgânico ou tráfego pago?
  • Por que ser um Gestor de tráfego?
  • Plataformas para um Gestor de tráfego
    • Facebook 
    • Instagram
    • Google
  • Por onde começar para se tornar um Gestor de Tráfego?

Tipos de tráfego para um gestor de tráfego

Nós temos 2 tipos de tráfego, o orgânico e o pago.

Tráfego orgânico – É aquele tráfego onde não colocamos dinheiro nele para que as pessoas visualizam, quando você faz uma postagem no Facebook, Instagram…e não coloca um capital nessas postagem, seu negócio fica a merce das pessoas que já conhecem esse negócio ou podem visitar de alguma forma.

Tráfego pago – O Tráfego pago é quando você deposita um capital em suas postagens, artigos, vídeos…para que novas pessoas ou até mesmo pessoas que já te conhecem de alguma forma sejam alcançadas com uma facilidade e eficiência maior.

Qual é melhor? tráfego orgânico ou tráfego pago?

Quero deixar bem claro que essa é minha opinião!

Tráfego pago é muito efetivo para quem quer aumentar seus resultados de uma forma mais rápida.

Porque ele te possibilita atingir muitas pessoas que o tráfego orgânico não permite, não que o tráfego orgânico seja desnecessário, ele é muito, porém a longo prazo!

Um exemplo que posso dar é o seguinte, com o passar do tempo e do aumento dos usuários na internet, o tráfego orgânico vem diminuindo muito.

Isso porque a competição é maior e vale também para o tráfego pago, não que ele diminuiu, mas sim que vem ficando mais caro, porque mais pessoas vem acessando as mídias sociais e a internet e mais pessoas vem anunciando.

Então a uma competitividade de espaço, por isso o preço sempre sobe nesse mercado.

Por que ser um Gestor de tráfego?

É incrível que muitos negócios hoje em dia não aderiram ainda o tráfego pago, dessa forma estão perdendo uma grande fatia do seu mercado.

As pessoas estão lá, esperando para serem apresentadas ao seu negócio, só falta você ir e mostrar a elas.

Mas ainda as empresas não reconhecem esse grande mercado e acham que só devem anunciar quando estão fazendo uma promoção e pior, anunciam de forma errada.

Você tem um mercado enorme para cobrir e deve estar se perguntando, como vou mostrar para esses clientes que eles precisam desse serviço?

Calma pequeno gafanhoto, vamos chegar la!

Plataformas para um Gestor de tráfego

Facebook 

Uma das maiores ferramentas para um gestor de tráfego, é difícil você perguntar algumas pessoas se ela possui uma conta no Facebook e ela responder que não!

Então se um negócio quer estar presente na vida das pessoas, o Facebook é um ótimo lugar para mostrar seus serviços e produtos. Mas lembrando que, se trata de uma rede social, antes de mais nada, se relacione com seu público.

Instagram

A rede social que vem crescendo de forma absurda, antes só a “garotada” tinha Instagram, hoje aposto que seu pai, mãe, tia, tio…muitos deles possuem uma conta por lá.

O que dizer se seu negócio não está presente nessa rede social diariamente atingindo seu público com fotos e vídeos que gerem interesses neles?

Google

A ferramenta número 1 de buscas na internet. Deixa-me te perguntar… se eu for no Google nesse exato momento e digitar o nome do seu negócio, eu vou te achar?

Se a sua resposta for não, você está em sério apuros.

O Google é considerado uma das melhores ferramentas para marketing na internet, porque as pessoas estão procurando o que elas desejam e caso elas pesquisem por exemplo “serviço de designer gráfico” é porque estão super interessadas.

Seja presente, mostre seus clientes que é necessário estar presente em todas as partes.

Por onde começar para se tornar um Gestor de Tráfego?

A ferramenta que considero muito fácil para iniciantes e que trazem ótimos resultados é o Facebook.

Quando digo Facebook é porque a ferramenta chamada de Facebook Business serve tanto para Instagram quanto para o Facebook, já que a empresa é a mesma e você pode gerenciar as 2 redes sociais por lá.

Sabe quando as pessoas ou até mesmo você compra um guarda-roupas novo e diz que vai montar?

Acaba não olhando as instruções e tudo dá errado, perde horas e horas para algo que deveria ser bem mais simples.

Com o Facebook Business não é diferente, se quer se tornar um gestor de tráfego diferente dos outros, precisa aprender tudo sobre a ferramenta.

O Facebook possui uma biblioteca onde te dar uma aula sobre todas as funcionalidades deles, que se chama “Central de ajuda

Clique aqui para acessar a central de ajuda

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin WpDevArt Facebook comments (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]